Palavra do Presidente

Alterações inevitáveis – que venham para melhorar!

 

     Hoje em dia um turbilhão de assuntos e temas permeia as sociedades em toda parte e aflige, sobremaneira, as vidas e atividades humanas, veiculando estímulos diversos que refletem comportamentos estranhos, tipificando aqui e ali as características individuais e coletivas no seio das civilizações. Tudo isso é resultante da lei de ação e reação (lei da física), que regula a dinâmica comportamental na natureza e nas existências por todo o sempre.
   O ser humano atualmente caminha por um trilho que fatalmente o leva às mudanças inevitáveis, amiúde pelo impositivo do progresso que já está e há de vir – posto que fator inarredável – fruto das tendências mitigadas das manchas demográficas, que se expandem cada dia mais, gerando inconsequentes conflitos sociais. Deparamo-nos, por exemplo, com as mudanças tecnológicas (que se impõem), mudanças científicas nos conceitos biológicos e químicos, na física e na medicina que se modernizam, nos paradigmas do meio ambiente, repercutindo, por consequência, no trato das relações internacionais. Tudo isso, ocorrendo ao mesmo tempo, gera crescentes turbulências, pressões mais e mais intensas e problemas longos e intratáveis.
  E assim, o ser humano se debate no meio dessa “sopa” de coisas e ideias várias, que sugere questionamentos quanto ao mundo que se quer. Conquanto não saibamos responder, já se pode prever a urgente necessidade de um despertar, já que podemos contar como certa uma espécie de “convocação geral” da nossa capacidade coletiva para enfrentar contínuos desafios que surgem e ressurgem – na busca de alternativas para lidarmos e assimilarmos todas essas alterações já postas a caminho.
  Há de aparecer organizações corajosas, seriamente comprometidas com o bem coletivo (de toda a humanidade), implantando estruturas e condições exequíveis no enfrentamento de todas essas mudanças que se avizinham, ou estão chegando em tempo real. Haverá a necessidade de revermos nossas formas de pensar, interagir e comunicar com pessoas de índoles e esperanças diversas. Surgirá, por conseguinte, um movimento de nova significação das existências – em nível de sociedades. Levantar-se-á certa liberação para novos talentos nas diversas áreas de convivência e produção; uma marcha dos entusiasmos naturais e espontâneos de cada profissional; uma luta tão bela quanto insana, porém acalorada e prazerosa dirigida pelas forças dos sonhos de mudança e do alcance a um mundo novo calcado no respeito e na fraternidade. E isso se chama SOLIDARIEDADE.
  Neste contexto, é bom lembrar que sempre foi difícil formarse um grupo de pessoas para um trabalho de ideal comum ou de interesse mútuo. Talvez seja mais fácil arrebanhar multidões conscientemente motivadas para o labor da transformação, com novos paradigmas, padrões e conceitos econômicos e político-sociais, que vão ao encontro de todos os
sonhos comuns e naturais.
  Tudo justificado, pois a saga da humanidade sempre foi e será pela sobrevivência e, depois, pelo bem-estar. O ser humano traz em si, por
firmeza da Criação Divina, um ímpeto insofreável de progredir, evoluindo para patamares cada vez mais altaneiros e desafiadores. Não existe, portanto, um ponto final na caminhada. Então, que andemos juntos, unidos, respeitosos e fraternos! Somos todos irmãos! Isso define tudo!
 Saudações.